Notícias e Eventos

publicado em 13 de novembro de 2019

Encontro com mulheres do agro discute protagonismo e liderança feminina

A cidade de Sinop, a 503 quilômetros de Cuiabá, sediou no último sábado (09/11), a quarta edição do encontro Mulheres de Impacto, uma realização da Impacto Insumos Agrícolas e da Lavoro Agro, com apoio da Adama Brasil. Com a presença de clientes, colaboradoras da empresa e mulheres que se destacam por sua atuação nas áreas relacionadas à agricultura e pecuária, o evento colocou em pauta o papel feminino, seu protagonismo em meio aos negócios rurais e diferentes casos de sucesso de quem faz a diferença. 

Conforme explica o sócio proprietário da Impacto Insumos e Lavoro Agro, Luiz Caleffi, o momento é resultado de uma iniciativa das empresas e voltada a promover a integração da mulher no agro, um momento de partilha, troca de experiências e o subsídio para a tomada de decisões. “O objetivo do Mulheres de Impacto sempre foi integrar a mulher no agro também. Procuramos trazer informações que agreguem no dia a dia, no negócio, e que possam ser lembradas nas tomadas de decisões de cada produtor”, enfatiza Caleffi.

Durante a tarde de atividade, as participantes foram envolvidas em debates sobre temas como “Gestão e Sucessão Familiar no Agronegócio”, com a consultora Mariely Biff, co-autora do Livro Mulheres do Agronegócio, e colunista da Revista Agro S/A, do Blog Mulheres do Agronegócio Brasil, e do Agroinspiradoras (Canal Rural). Para Mariely, colocar em pauta o protagonismo feminino é reforçar o papel das mulheres em relação aos negócios diversos. A palestrante avaliou como positivo o momento de integração com as participantes.

“Esse é um evento muito importante para receber as mulheres do agro e falarmos um pouco sobre liderança feminina, gestão, a importância do papel da mulher nos negócios da propriedade. Tive a oportunidade de discutir um pouco sobre sucessão familiar, os desafios e falar também sobre liderança feminina, empoderamento, protagonismo feminino. As mulheres têm uma visão mais sistêmica da propriedade e são muito mais sensíveis para entender e interpretar algumas demandas. Temos que crescer e ajudar a ter um agro cada vez mais forte”, elencou Mariely Biff.

As experiências e relatos de diferentes gerações e figuras do agro também foram apresentados por meio do Painel Adama. Ele contou com as participações de Sônia Beatriz Biazussi Bonato (produtora rural), Deise Tassiana Marchioro Prates (produtora rural), Luana Belusso (engenheira agrônoma e gerente administrativa e financeira na propriedade da família), Eloisa Sérkez (engenheira agrônoma e RTV da Adama em Sapezal), Roseli Giachini (engenheira agrônoma, produtora rural, consultora e membro da Diretoria do Grupo Associado de Agricultura Sustentável) e Daiana Lutz (psicóloga e gerente de Desenvolvimento humano da Terra Verde Holding). 

“São três anos que eu participo e a troca de informações, de experiências e superações das mulheres participantes com as empresas é fantástica. As interações que tivemos entre as mulheres foi muito boa”, avalia Roseli Giachini, participante do Painel Adama. 

Presente ao evento em Sinop, Daiana Lutz, gerente de Desenvolvimento Humano da Terra Verde Holding, destaca que a posição assumida pela mulher é cada vez mais embasada por conhecimento e que busca fortalecer o agronegócio. Daí a necessidade de se promover eventos como o Mulheres de Impacto. “O objetivo é fortalecer ainda mais as mulheres no agronegócio. Percebemos que vem crescendo, a cada dia, a importância delas. Elas que acabam impulsionando, muitas vezes, a agricultura, apoiando os maridos e, cada vez mais, a gente percebe e fazem a diferença”, destaca.

A cidade de Sorriso, no Médio Norte de Mato Grosso, recebe o Mulheres de Impacto no dia 23 de novembro, às 14h. Além de mesa redonda, também será realizada a palestra “Você, protagonista da sua história”, com a produtora rural Adriane Steinmetz, jornalista do grupo Mulheres do Agro Mineiros. 

Sobre a Lavoro Agro

Com matriz em Cuiabá (Mato Grosso),o grupo conta com 12 filiais, cinco pontos de atendimento e associações com a holding Terraverde, Pátria Investimentos e Impacto Insumos Agrícolas que, também, unida aos grupos Pitangueiras (Paraná) e Gral (Colômbia), nos torna um dos maiores distribuidores de insumos agrícolas da América Latina.