Notícias e Eventos

publicado em 3 de abril de 2020

Tratamento de Sementes na fazenda exige cuidados, veja recomendações da Lavoro Agro

O tratamento de sementes é uma técnica fundamental para assegurar a qualidade fitossanitária das sementes, protegendo contra patógenos associados às próprias sementes, patógenos do solo e também de ataques de pragas iniciais. Desta forma o processo de germinação e emergência acontece com mais segurança.

A escolha entre a o Tratamento Industrial de Sementes (TSI) ou a realização do tratamento na própria fazenda (OnFarm) é uma preferência do produtor, e ambos os métodos podem ser igualmente eficazes, desde que o processamento e a escolha dos ingredientes sejam feitos da maneira correta. 

O TSI é uma opção mais prática e tecnicamente segura, pois o tratamento é realizado com máquinas industriais, de alta precisão, que fazem a distribuição da dose correta e utilizam polímeros para um melhor recobrimento da semente. Desta forma o produtor recebe o produto pronto para o plantio, com total garantia de compatibilidade entre os ativos utilizados e a possibilidade de armazenagem.

Já no tratamento OnFarm uma das recomendações mais importantes é realizar o tratamento das sementes imediatamente antes do plantio. E também é preciso adotar uma série de cuidados, desde o planejamento até a execução  dos procedimentos. 

Entre os principais erros cometidos durante o tratamento de sementes OnFarm está o uso de máquinas desreguladas, o que provoca má distribuição dos princípios ativos e resulta em um lote irregular. Outro problema comum é o excesso de calda. O produtor deve estar atento ainda à composição das misturas, para que não haja incompatibilidade entre os ativos.

Cuidados e soluções

“Os principais cuidados na hora de tratar a semente na fazenda são a utilização de EPI (equipamento de proteção individual) e ter muito cuidado na hora de fazer as dosagens dos produtos. Principalmente na hora de trocar a variedade ou a peneira, pois alterando a plantabilidade devemos alterar a regulagem da máquina para podermos sempre ter uma dosagem correta do princípio ativo na semente”, explica João Ricardo Garbin, Coordenador de Sementes da Lavoro Agro.

O clientes da Lavoro Agro contam com um excelente serviço de acompanhamento e assistência técnica na realização do tratamento de sementes na fazenda. O cuidado começa desde a escolha das cultivares , análise de lotes e definição de soluções necessárias junto ao produtor.  Tudo para que a cultura consiga expressar seu maior potencial produtivo. Os técnicos da empresa também auxiliam no plantio, inclusive participando do processo de tratamento de semente.

“Nossa linha para tratamento de sementes é uma linha completa, com inseticidas, fungicidas, focando na sanidade, com produtos para nutrição e também produtos Biológicos que ajudam a aumentar a fauna macrobiótica do solo e o controle de nematoides”, ressalta Garbin.

O Coordenador de Sementes da Lavoro conclui ressaltando que o estabelecimento correto da cultura é o primeiro passo para que a lavoura seja um bom investimento. “O trabalho com sementes é levado muito a sério pela equipe da Lavoro, pois só vamos atingir altas produtividades e continuar a ser percebidos pelo produtor como uma referência em sementes se fizermos esse trabalho de forma completa. Contem com a Lavoro para que isso seja alcançado, pois a satisfação do cliente é o que nos move”, afirma.