Notícias e Eventos

publicado em 29 de abril de 2020

Ampliado prazo para vacinação contra febre aftosa em 2020

Todo o rebanho de bovinos e bubalinos do Mato Grosso deve ser vacinado contra a febre aftosa entre os dias 27 de Abril e 10 de Junho de 2020. Nesta primeira etapa devem ser vacinados os animais de todas as idades.

O prazo para vacinação foi ampliado de 30 para 45 dias este ano, para atender às solicitações feitas por entidades do setor agropecuário devido às restrições provocadas pelo combate ao coronavírus.

Segunda etapa

A segunda etapa da vacinação contra a febre aftosa no Mato Grosso acontece no segundo semestre, e está prevista para acontecer entre os dias 1 e 30 de Novembro de 2020, quando devem ser vacinados os bovinos e bubalinos com idade até 24 meses. 

Pantanal

A região do Pantanal possui um calendário especial. Assim como na vacinação do primeiro semestre, também devem ser vacinados no segundo semestre os animais de todas as idades. O período de vacinação na região ocorre entre 01 de novembro e 15 de dezembro de 2020. 

Região sem vacina

Este ano, pela primeira vez, não serão vacinados os rebanhos mato-grossenses do município de Rondolândia e de algumas propriedades dos municípios de Colniza, Aripuanã, Juína e Comodoro, próximos ao estado de Rondônia, que fazem parte do Bloco 1 do Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA).

Com esta mudança, os produtores destas áreas ficam impedidos de movimentar gado vacinado de outras regiões do Estado e do país para suas propriedades. O rebanho desta região representa cerca de 1% de todo o rebanho mato-grossense.

O programa prevê que todo o estado do Mato Grosso seja integrado ao planto até o ano de 2021.