APÓS 20 ANOS, SAFRA BRASILEIRA É QUASE 100% TRANSGÊNICA

6 de setembro de 2018 - 09:45

País tem 53 milhões de hectares plantados com essa tecnologia, ainda contestada por ambientalistas, mas considerada segura pelos cientistas

Passados 20 anos da aprovação unânime da soja transgênica pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), algumas polêmicas sobre os alimentos geneticamente modificados ainda persistem na opinião pública, mas já não são mais uma questão para quem está no campo.

Quase 100% da produção de milho, soja e algodão brasileiros é transgênica. E já rendeu aos produtores um lucro acumulado de R$ 33,8 bilhões, ligados à redução de gastos e aumento da produtividade proporcionados pela tecnologia, de acordo com levantamento inédito realizado pela consultoria Agroconsult.

Considerando os benefícios para a economia brasileira como um todo - incluindo na conta, por exemplo, o aumento no comércio de máquinas, insumos agrícolas, e criação de empregos -, o ganho coletivo é ainda maior: R$ 45,3 bilhões.

A atual presidente da CTNBio e professora da Universidade Católica de Brasília reforça a segurança dos transgênicos para a saúde e o rigor no processo de análise dos grãos: “O processo de análise da biossegurança de organismos geneticamente modificados é rigoroso e absolutamente transparente”.

Fonte: gazetadopovo.com.br