AS RAÍZES AJUDAM NA MELHORIA DA QUALIDADE DO SOLO

24 de setembro de 2018 - 15:13

Agricultura produtiva, rentável e com baixo impacto ambiental depende diretamente de um solo com alta qualidade.

Agricultura produtiva, rentável e com baixo impacto ambiental depende diretamente de um solo com alta qualidade. O que indicará sua capacidade de funcionar dentro dos limites de um ecossistema natural ou manejado, a fim de sustentar a produtividade de plantas e animais, manter ou aumentar a qualidade do ar e da água e promover a saúde. (Doran, 1997).
Trabalhos científicos mostram que mais de 2/3 do carbono estável do solo que foi acumulado ao longo de anos provém das raízes das plantas. Isso significa que para um solo com alto teor de matéria orgânica é preciso uma alta produção de raízes, principalmente em regiões tropicais, onde ela se decompõe rapidamente.
Em paralelo, elas formam uma espécie de rede no solo, o que ajuda na estruturação mesmo com o baixo teor de argila. Sua presença em solos cultivados constantemente evita a degradação com o passar do tempo. Como em sistemas de integração entre lavouras.
O manejo adequado do solo permite, ainda, o crescimento ideal e desenvolvimento das raízes. Esse ciclo virtuoso contribui para uma agricultura verdadeiramente sustentável.

Fonte: https://blogs.canalrural.uol.com.br/embrapasoja/2018/09/18/as-raizes-ajudam-na-melhoria-da-qualidade-do-solo/