DEPOIS DAS INDÚSTRIAS, TECNOLOGIA 4.0 JÁ SE CONSOLIDA NO AGRONEGÓCIO

28 de agosto de 2018 - 18:13

Aposta em sistemas de automação tem como objetivo facilitar a tomada de decisões e o acesso a informações sobre todas as etapas do processo produtivo, do campo ao embarque de produtos

Tecnologia 4.0 se consolida no agronegócio, após a indústria

O conceito ganha espaço desde a preparação das lavouras até o embarque de produtos, visando facilitar a tomada de decisões e aumentar os ganhos, depois da agricultura de precisão. As alternativas não param de surgir.

A agricultura 4.0 representa o passo seguinte, marcado pela automação, a integração de dados, a conectividade e o conteúdo digital. Silvia Massruhá, chefe-geral da Embrapa Informática Agropecuária, acrescenta que “o desafio é integrar esses dados de forma que eles sejam úteis para o produtor”

A Copersucar, maior comercializadora de açúcar e etanol do País, por exemplo, investiu R$ 800 mil em um sistema que permite o acompanhamento detalhado desde a chegada da carga no Porto até ao embarque no navio, no Terminal Açucareiro Copersucar (TAC), no Porto de Santos, com todas as informações disponíveis em apenas uma tela ao operador.

No âmbito da contabilidade, a startup Essent Agro desenvolveu um sistema que auxilia muito os produtores, que importa as notas de receitas e gastos, calculando mês a mês o imposto de renda do ano seguinte e entregando um controle financeiro. Dessa forma, a intervenção humana é praticamente dispensada, reduzindo erros, ganhando tempo e dinheiro.

Fonte: DCI