Ferrugem asiática: lavoura de soja apresenta lesões

14 de dezembro de 2017 - 12:13

Até o momento, já foram registrados cinco focos da doença

De acordo com informações divulgadas pelo Consórcio Antiferrugem, portal de monitoramento da ferrugem da soja desenvolvido pela Embrapa Soja e outras entidades do agronegócio, foram registradas lesões da ferrugem asiática em uma lavoura de soja localizada em Maripá (PR).

Segundo o Consórcio Antiferrugem, a lavoura com a variedade BMX 7166 IPRO estava sendo monitorada para a chegada de esporos do fungo da ferrugem com coletor de esporos, por extensionistas do Instituto Emater-PR.

Em dados do dia 11 de dezembro, foram constatadas lesões causadas pela doença. “Tais lesões apresentavam poucas urédias, mas bem definidas. Nessa mesma área, alguns dias antes, foi constatado oficialmente os primeiros uredósporos do fungo, capturados pelo coletor”, informou o Consórcio Antiferrugem.

Ferrugem asiática na safra 2017/2018

Segundo informações do Consórcio Antiferrugem, até o momento foram registrados cinco focos da ferrugem asiática em lavouras de soja da safra 2017/2018. O primeiro caso ocorreu em Itaberá (SP) no dia 21 de novembro.

Já os outros dois focos foram registrados nos municípios de Itaipulândia (PR) e São Miguel do Iguaçu (PR) em 24 de novembro. O quarto foco foi confirmado no município de Cruz Alta (RS) em 28 de novembro e o último foco registrado foi em Minas Gerais no dia 30 de novembro.